Democracia

O debate sobre democracia envolve pensar as instituições e o sistema político, mas também a cultura democrática, que acontece a partir da sociedade, constituída por pessoas detentoras de direitos e com autonomia para se autodeterminar e se posicionar. Mais que uma forma de governo, a democracia é um valor que precisa ser compartilhado pela sociedade e fortalecido como cultura e exercício cotidianos.

Considerando a complexidade, abrangência e urgência desse tema, o investimento social privado (ISP) pode ter um papel estratégico em diferentes frentes, como no âmbito do investimento ou modo transversal a outras ações já desenvolvidas pelas organizações.

Assumindo-se que a democracia requer amadurecimento e consolidação cotidianamente por todo o conjunto da sociedade, as instituições devem estar orientadas à correção e mitigação de suas lacunas. A inovação política passa por aumentar as instâncias de participação e representações, tornando-as mais porosas, transparentes e aderentes aos desejos da população e garantindo representação de pessoas negras, mulheres, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e demais grupos minorizados nos espaços de representação do país.

Dados e Desafios

Democracia

Democracia na Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O tema Democracia se relaciona a diversos objetivos, mas tem especial destaque no Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições fortes: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. Este objetivo inclui metas relacionadas à redução da corrupção e suborno, ao desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, à garantia da tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis e ao acesso público à informação e proteção das liberdades fundamentais.

Estratégias

 

Objetivos

O que o ISP pode fazer?

A

Participação social e fortalecimento da sociedade civil
  • Fomentar espaços e formas qualificadas de participação e controle social, com foco no fortalecimento da sociedade civil e da cultura democrática
  1. Proposição de espaços e abordagens inovadores de participação social
  2. Fortalecimento de instâncias existentes de participação e controle social
  3. Fortalecimento de lideranças políticas comunitárias
  4. Fomento ao associativismo comunitário
  5. Fortalecimento de OSC e redes

B

Inovação política e aperfeiçoamento do sistema democrático
  • Impulsionar a inovação política, por meio da ampliação da representatividade nas instituições democráticas e de mudanças no sistema político
  1. Fomento a uma representação política mais diversa e conectada com a sociedade
  2. Aperfeiçoamento no funcionamento do sistema político
  3. Ampliação do controle social e aprimoramento das instituições democráticas

C

Cultura de convivência democrática
  • Contribuir para a construção de um ambiente plural no qual as opiniões e divergências possam ser expressas e valorizadas
  1. Estímulo ao diálogo e ao pluralismo
  2. Combate à desinformação e às fake news

Inspire-se

Projeto Maré que Queremos

Redes de Desenvolvimento da Maré

O projeto reúne um conjunto de ações para envolver os moradores do Complexo da Maré (Rio de Janeiro, RJ) na construção de um plano local de desenvolvimento e ações estruturantes que impactem diretamente na qualidade de vida de quem vive na região.

Hackathon Cívico

Politize! em parceria com Escola do Legislativo de Santa Catarina

Um evento de construção coletiva de políticas públicas que tem por objetivo envolver os cidadãos no processo de construção de soluções para problemas públicos.

Programa Cidadania

Instituto Votorantim

O programa tem o objetivo de contribuir ativamente para o fortalecimento da cultura democrática brasileira a partir de dois direcionadores: via intervenções de alto impacto em territórios com presença das empresas investidas e por meio da atuação no ecossistema, ou seja, explorando sinergias com organizações sociais que atuam na causa em nível nacional.

Edital Fundos da Infância e da Adolescência

Itaú Social

Por meio dele são selecionadas e apoiadas ações, serviços, programas ou projetos que contribuem para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em vários municípios do Brasil. As destinações de recursos aos Fundos devem contribuir para que os Conselhos Municipais possam concretizar as ações por eles priorizadas e promover avanços efetivos nas políticas locais de garantia dos direitos dessa faixa de população.

Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras – Marielle Franco

Fundo Baobá com o apoio do Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford, Open Society Foundation e Kellogg Foundation

O programa de aceleração é um projeto de investimento na formação técnica e política de lideranças femininas negras brasileiras e no aprimoramento das capacidades de organizações da sociedade civil, grupos e coletivos liderados por mulheres negras.

Programa Mobilizadores

Nossas

Busca treinar pessoas com perfil de transformação sobre as metodologias e tecnologias de ativismo desenvolvidas pela organização nos últimos 10 anos. O curso online e gratuito ensina a definir estratégias de campanhas, formas de se comunicar para mobilizar pessoas, caminhos para acessar atores com poder de tomar decisões públicas, a fim de pressionar pelas mudanças demandadas.

Mapa Democracia Sim!

Pacto pela Democracia

O mapeamento identificou mais de 300 iniciativas e organizações que atuam pela defesa e revitalização da democracia no Brasil. Elas estão organizadas em quatro macrocategorias: i) cultura democrática; ii) defesa de liberdades e instituições democráticas; iii) inovação política e revigoramento democrático; e iv) comunicação e esfera pública. Com este projeto, busca-se mostrar que, apesar do ambiente de deterioração da política no país, a sociedade civil brasileira segue ativa, organizada e vibrante na defesa da democracia e de suas múltiplas agendas.

Campanha Eu Voto em Negra

Rede Mulheres e Democracia com apoio do Fondo de Mujeres del Sur

A campanha é voltada à representatividade política, fomentando a maior presença de mulheres negras no poder.

Elas no Congresso

Revista AzMina com apoio da Open Society Foundations

O projeto usa dados públicos do Congresso Nacional para monitorar os direitos das mulheres no poder legislativo, com a intenção de tornar o monitoramento legislativo mais acessível para a sociedade, a imprensa e as organizações que atuam com essa temática.

Plataforma Antirracista nas Eleições

Instituto Marielle Franco

Criada no contexto eleitoral de 2020 com a intenção de reunir as ações e ferramentas que promovam mudanças nas estruturas do sistema político no Brasil. Dentre as ações elencadas, foi realizado, em parceria com a Educafro, o Movimento Mulheres Negras Decidem e a Coalizão Negra por Direitos, um trabalho de advocacy junto ao Tribunal Superior Eleitoral, pressionando pela distribuição proporcional de financiamento e tempo de propaganda para candidaturas negras nas eleições.

Plataforma Emergência Política Tendências e Gabinete de Inovação - Intercâmbio de Práticas no Legislativo

Instituto Update

Fruto de uma ampla pesquisa realizada, a plataforma busca dar luz a um ecossistema de novas práticas e projetos políticos. Nela, são reunidas 700 iniciativas mapeadas em 21 países da América Latina, classificadas por tipo e tema: comunicação independente, controle social, cultura política, governo 2.0, participação cidadã e transparência & accountability. Já o projeto Gabinete de Inovação - Intercâmbio de Práticas no Legislativo é realizado em parceria com o Pacto pela Democracia e reúne chefes de gabinetes e coordenadores institucionais de mandatos das casas legislativas de todo o Brasil para compartilharem e construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros.

Plataforma pela Reforma do Sistema Político

Formada por dezenas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), busca consolidar propostas dos movimentos sociais para uma reforma política aderente às necessidades que a sociedade brasileira percebe no atual arranjo.

Congresso Remoto

Dado Capital, Observatório Legislativo Brasileiro e Pulso Público com apoio da Rede de Advocacy Colaborativa, Fundação Avina e Laudes Foundation

Com a parceria dessas organizações, o projeto produz dados e análises sobre o sistema político brasileiro para a sociedade civil organizada, visando a fortalecer sua capacidade de monitoramento e participação no processo legislativo durante o período de funcionamento excepcional do parlamento, resultante das exigências de distanciamento social decorrentes da pandemia de COVID-19.

Agenda da Emergência

LAUT

Uma ferramenta desenvolvida para catalogar atos e comportamentos de autoridades estatais que podem trazer risco à liberdade e à democracia no Brasil. A iniciativa faz o registro (atualizado semanalmente) de eventos com grande repercussão e outros que passaram despercebidos no cotidiano da população, mas que podem trazer mudanças relevantes.

Despolarize

Politize!

Busca promover o diálogo entre quem pensa diferente, de modo a contribuir para uma sociedade mais forte e resiliente à polarização e ao sectarismo. Para isso, oferece ferramentas gratuitas, como guias práticos, atividades e um mini-curso para que as pessoas possam conviver e se comunicar melhor, mesmo sem concordar.

Comunicação de causas: reflexões e provocações para novas narrativas

Fundação Tide Setubal em parceria com Instituto Alana e Rede Narrativas

A publicação se propõe a refletir sobre novas possibilidades de comunicação de causas, investigando quais mudanças de posturas e abordagens o campo progressista precisa percorrer para conseguir se comunicar melhor e efetivamente com o público conservador. Com isso, a publicação busca apoiar organizações do terceiro setor (OSC, ISP, movimentos sociais, grupos e coletivos), em especial comunicadoras e comunicadores que nelas atuam, a fomentar a reflexão em torno desse desafio.

Truco no Congresso

Agência Pública e Congresso em Foco

Com o objetivo de acompanhar de perto, monitorar e checar o trabalho dos deputados federais e senadores, de modo que a sociedade possa compreender e participar do debate sobre os rumos do país, o projeto tem proposta inspirada no jogo de cartas “truco”.

Programa de Apoio ao Jornalismo e Observatório 19

Repórteres sem Fronteiras

O programa atua no fortalecimento da mídia independente e na promoção da liberdade de imprensa no Brasil, contribuindo com o fortalecimento de 8 veículos de comunicação, espalhados por 4 estados do país. Busca desenvolver ações de fortalecimento institucional, oferecer capacitação em proteção e segurança, promover construção de redes por meio de intercâmbios e produções colaborativas e mobilizar a luta em defesa da liberdade de expressão e de imprensa. Já o Observatório 19 é uma iniciativa que surge no contexto da crise sanitária decorrente do COVID-19 e tem como objetivo compilar casos de ataques à imprensa e limitações à livre circulação de informações diretamente relacionados à pandemia em todo o mundo.

Campanha coletiva #NãoValeTudo

AppCivico, Idec, Internet Lab, Instituto Tecnologia & Equidade, Instituto Update, Transparência Partidária e Open Knowledge Brasil

O movimento foi criado para discutir o uso de tecnologia para fins eleitorais. Posicionando-se no contexto das eleições de 2018 de uma forma simples, a iniciativa consistiu na publicação de uma carta discutindo a tecnologia e a ética nas eleições. Nela, defende-se a responsabilização pela tecnologia na política, a publicização de informações detalhadas sobre o uso de tecnologias para fins eleitorais e a liberdade de expressão e crítica das cidadãs e cidadãos.

Notícias

Outros temas

Realização

Conheça as organizações que promoveram a realização desse tema no projeto: