Mudanças Climáticas

Até o momento, o planeta já registra um aquecimento de 1,1ºC em relação às médias de temperatura antes da Revolução Industrial, sobretudo em função do crescente consumo de combustíveis fósseis no mundo, o que tem acarretado um aumento na concentração dos chamados gases de efeito estufa.

Esse aumento na temperatura média global tem afetado determinantemente a dinâmica climática, provocando alterações nos padrões climáticos aos quais estamos acostumados – que podem ser verificados no aumento da quantidade de dias extremamente quentes, nos dias consecutivos sem chuvas seguidos por chuvas torrenciais, no aquecimento das águas oceânicas, no derretimento das geleiras ou na submersão de grandes faixas de terra –, o que traz consequências diretas nas dinâmicas demográficas, sociais e econômicas nos territórios mais atingidos.

Tendo isso em vista, como o Investimento Social Privado (ISP) pode atuar nesse tema? Considerando a complexidade, abrangência e urgência desse debate, o ISP pode ter um papel estratégico em diferentes frentes, como no âmbito do investimento ou modo transversal a outros temas já desenvolvido pelas organizações.

É propondo saídas criativas para problemas complexos, ou trazendo à luz alternativas já existentes, que preparamos um guia e um conjunto de vídeos que reúnem ideias iniciais para uma maior incidência do campo do investimento social privado no tema de Mudanças Climáticas.

Dados e Desafios

Mudanças Climáticas

Marcos importantes no debate de Mudanças Climáticas

1992
Eco-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Reuniu 178 países com o objetivo de debater os problemas ambientais mundiais. Dentre os documentos oficiais produzidos na conferência, destacam-se a Carta da Terra, as 'Três Convenções' e a Agenda 21.
2009
Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC (Lei 12.187/2009) Determina que o país reduza suas emissões projetadas de 36,1% a 38,9% até 2020. Para isso, estabelece o desenvolvimento de planos setoriais de mitigação e adaptação e cria instrumentos para sua execução.
2012
Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável O encontro reuniu 188 nações e buscou renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o progresso e lacunas na implementação das decisões adotadas e tratando dos temas novos e emergentes.
2015
Acordo de Paris É o primeiro tratado universal em resposta às mudanças climáticas e que busca reforçar a capacidade dos países para lidar com seus impactos. 195 países se comprometeram a implementar ações para a descarbonização da economia dentro de um arcabouço legal comum: o objetivo de zerar as emissões líquidas até a segunda metade deste século, manter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e não poupar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
2016
NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil Diante do pacto global do Acordo de Paris, cada país ratificou seu compromisso e apresentou sua contribuição de redução de emissões dos gases de efeito estufa por meio das NDCs. No Brasil, se compromete com uma redução de 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025 e de 43% até 2030 (tendo como base as emissões de 2005).
2016
Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) Instrumento elaborado pelo governo federal em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais, que tem como foco a redução da vulnerabilidade nacional e gestão dos riscos relacionados à mudança climática. O Plano enfatiza o papel do governo federal na promoção à adaptação à mudança do clima, em especial na gestão do conhecimento e informação e na definição de mecanismos de coordenação.

Quais são os desafios?

SENSIBILIZAÇÃO E ADESÃO À AGENDA

Perspectiva arraigada de que há uma dicotomia entre crescimento econômico e preservação ambiental; dificuldade de construção de uma agenda coletiva de longo prazo para as questões climáticas; restrição do debate sobre sustentabilidade e questões ambientais a um pequeno grupo de especialistas e ao campo ambientalista; comunicação pouco efetiva do conhecimento técnico; dificuldade de compreensão do tema de mudanças climáticas de modo mais abrangente.

GOVERNANÇA E FINANCIAMENTO NA ÁREA CLIMÁTICA NACIONAL

Desmobilização das instâncias responsáveis pela agenda climática; restrições por parte do governo federal na elaboração e atualização dos instrumentos de proposição e acompanhamento das políticas climáticas; concessões políticas na área ambiental; flexibilização do Código Florestal; pouca concessão de crédito para agricultura de baixo carbono; risco de perda do Fundo Amazônia em função do aumento do desmatamento; poucos recursos nacionais financiando as principais organizações que atuam com a questão climática no Brasil (em sua maioria mantidas a partir de investimento internacional); conjuntura política desfavorável ao debate ambientalista.

MODELO DE PRODUÇÃO

Atual modelo de produção com altas emissões de carbono; indústria brasileira com pouca abertura à inovação em seus processos de produção; dúvidas sobre como criar alternativas economicamente competitivas.

DESMATAMENTO

Problemas de regularização fundiária e ausência do Estado na regulação de terras e na fiscalização do desmatamento; conjuntura política de flexibilização do desmatamento.

MODELO DE TRANSPORTE

Modelo centrado em modais individuais e dependentes de matriz energética de combustíveis fósseis (petróleo) – tanto no caso do transporte de passageiros, quanto no de cargas; modelo de transporte excessivamente rodoviário, com poucas alternativas por outras vias, como a fluvial ou ferroviária; exclusão social e territorial de grupos mais vulneráveis como decorrência de fenômenos climáticos.

Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O tema mudanças climáticas tem destaque no Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”. Este objetivo inclui metas relacionadas à resiliência e adaptação a riscos a catástrofes naturais (13.1), integração das medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais (13.2) e melhoria da educação, conscientização e capacidade humana e institucional (13.3). Além disso, os ODS 6 (Água potável e saneamento), 7 (Energia limpa e acessível), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 14 (Vida na água) e 15 (Vida terrestre) estão diretamente relacionados ao tema de mudanças climáticas.

Estratégias

 

Objetivos

O que o ISP pode fazer?

A

Incorporação do tema de mudanças climáticas de modo transversal às áreas de atuação já existentes
  • Compreender a importância e urgência das mudanças climáticas sobre áreas e grupos mais vulneráveis e sua conexão com outros campos
  1. Incorporação do recorte climático à agenda de prioridades da organização
  2. Criação de linhas de financiamento específicas voltadas às mudanças climáticas dentro da estratégia de doações voluntárias
  3. Criação de área de mudanças climáticas para conexão com o tema central da organização

B

Fomento a iniciativas inovadoras voltadas a questões climáticas
  • Reconhecer, induzir e impulsionar organizações e atores que já desenvolvem trabalhos relevantes na área de clima e que possam ser potencializados
  1. Mapeamento e financiamento a projetos reconhecidamente exitosos
  2. Criação de fundos específicos voltados a projetos de enfrentamento às mudanças climáticas
  3. Apoio institucional a organizações que atuam na área socioambiental
  4. Fomento a empreendedores e negócios de impacto social voltados a questões climáticas e gestão do risco climático
  5. Apoio a organizações“meio” que fortaleçam iniciativas voltadas às questões climáticas
  6. Reconhecimento dos atores atuantes nos territórios e contribuição para o planejamento territorial sob a perspectiva climática
  7. Fomento e investimento em redes de organizações voltadas à mobilização e enfrentamento das mudanças climáticas

C

Desenvolvimento e implementação de ferramentas financeiras
  • Desenvolver mecanismos de mercado que reconheçam o valor dos recursos naturais, favoreçam atividades econômicas sustentáveis e reduzam o risco do investimento
  1. Fomento a estudos e à modelagem de mecanismos e instrumentos financeiros voltados a iniciativas de proteção ambiental
  2. Criação de grupos, redes ou fóruns voltados ao compartilhamento de riscos e aprendizados a partir da experimentação de novos mecanismos ou ferramentas

D

Fomento a modelos sustentáveis de negócio
  • Influenciar o desenvolvimento de negócios sustentáveis que minimizem os impactos ambientais negativos em sua cadeia de produção ou que permitam a adaptação do público-alvo aos impactos da mudança do clima
  1. Qualificação da cadeia produtiva das empresas mantenedoras dos institutos ou fundações
  2. Sensibilização e parcerias com outras organizações empresariais

E

Produção e disseminação de conhecimento
  • Fomentar o desenvolvimento e comunicação de pesquisas voltadas às questões climáticas
  1. Apoio financeiro para viabilização e ampliação de estudos
  2. Desenvolvimento de projetos de comunicação dos resultados de pesquisas
  3. Sistematização de experiências e aprendizados de iniciativas exitosas na área climática

F

Mobilização para a causa climática
  • Gerar mobilização e engajamento na sociedade com as questões ambientais e climáticas, criando e difundindo uma agenda positiva e atrativa em relação ao tema
  1. Desenvolvimento de estratégias de comunicação e engajamento em formato simples e inovador
  2. Desenvolvimento ou apoio a projetos com propostas educativas voltadas às questões climáticas

G

ADVOCACY PARA QUESTÕES CLIMÁTICAS
  • Influenciar a formulação de políticas regulatórias e a alocação de recursos públicos para questões climáticas
  1. Desenvolvimento de iniciativas próprias de advocacy para a causa climática
  2. Apoio institucional e financeiro a organizações, movimentos sociais e fóruns de articulação que atuam com advocacy para questões climáticas
  3. Posicionamento político em rede

Inspire-se

Linha de apoio a programas voltados às questões climáticas

IKEA Foundation

Trata-se de uma linha de apoio a programas relacionados ao enfrentamento às mudanças climáticas. Foram lançados dois ciclos de financiamento à temática do clima, somando 700 milhões de euros a serem investidos entre 2015 e 2023 – a chamada de projetos mais recente teve como foco a redução das emissões de carbono, a adaptação de comunidades às mudanças climáticas e o acesso à energia renovável.

Área de atuação de mudanças climáticas estratégica para um melhor futuro das crianças

Children´s Investment Fund Foundation (CIFF)

A organização trabalha com os temas de energia, redução de gases de efeito estufa, cidades sustentáveis, qualidade do ar, descarbonização industrial e reflorestamento.

Criação do Programa de Clima

Instituto Arapyaú

A organização realiza apoios pontuais relacionados a questões de clima desde 2012 e, a partir de 2014, passou a estruturar mais sua ação nesse tema, com a criação e participação na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. A partir de 2015, a organização estruturou um programa específico de Clima, que tem como foco o combate ao desmatamento. Esta área é voltada ao engajamento dos diversos setores para a criação de políticas públicas e negócios sustentáveis com foco na valorização das florestas.

Lab SAF – Laboratório de Negócios Agroflorestais

Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, em Parceria Com Fundo Vale, Kaeté Investimentos e Fundação Certi

Reúne uma rede de organizações sociais, instituições de pesquisa e inovação, empresas e empreendedores sociais em um laboratório de inovação aberta voltado à construção de alternativas de negócios que envolvam sistemas agroflorestais (SAFs) – em especial, direcionadas à recuperação e conservação das florestas, produção sustentável e aumento de renda de produtores.

Fomento ao empreendedorismo feminino voltado à produção de energia limpa em comunidades rurais na áfrica

Solar Sisters

Solar Sisters é uma organização que capacita e dá suporte a mulheres para criarem negócios sustentáveis em suas comunidades, voltados à produção de energia limpa. Para isso, a equipe da organização seleciona, treina e apoia novas empreendedoras, além de fornecer produtos e equipamentos a elas. A partir da participação no projeto, as empreendedoras ganham renda e vendem os produtos diretamente a pessoas que não têm acesso à energia. A organização já envolveu 3.400 mulheres e gerou acesso à energia limpa a mais de 1,4 milhões de pessoas em três países africanos (Nigéria, Tanzânia e Uganda).

Lab de Inovação em Clima

Plataforma Climate Ventures

Buscando conectar clima, tecnologia, negócios e finanças, a iniciativa é um espaço de ação coletiva voltado a líderes de organizações de diferentes setores colaborarem para a formulação de soluções concretas para as organizações e para o ecossistema, catalisando processos de inovação. Reúne um grupo curado de 50 participantes convidados de diferentes tipos de instituições e setores e conta com o apoio técnico de mentoria (conhecimento e direcionamento estratégico) de 28 especialistas do campo em diferentes áreas dentro do tema mudanças climáticas.

Organização do Fórum de Mulheres Líderes sobre a Ação Climática

Mary Robinson Foundation

O fórum reuniu mulheres líderes de 54 países que trabalham ativamente em questões de mudança climática, com foco na discussão dos desafios enfrentados e soluções desenvolvidas.

Busca de escala a partir de um fundo de investimento

Rizoma

Lançada em 2018, a iniciativa tem sua atuação baseada em três frentes: operação agrícola; pesquisa e desenvolvimento; e fundos de investimento. O modelo consegue produzir a mesma quantidade de gado usando 30% da área, sequestrar 6,4 toneladas de gás carbônico por ano por hectare e ter uma taxa interna de retorno superior a 15%. Toda a tecnologia desenvolvida na iniciativa é open source, aberta para que outros agricultores possam utilizá-la, assim como o acesso às informações do negócio (indicadores, custos, produção, etc.).

Estudo sobre possibilidades de investimento de impacto para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Sitawi Finanças do Bem

O estudo avalia uma série de instrumentos financeiros e estratégias de mitigação capazes de alcançar resultados ambientais, sociais e econômicos para a região da Amazônia – incluindo os modelos de financiamento mistos (blended finance, que combinam recursos de doação com instrumentos financeiros reembolsáveis). Além disso, são investigadas cadeias de valor, tipos de empreendedores e tipos de investidores com potencial de envolvimento e transformação da economia da Amazônia brasileira.

Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil – MapBiomas

Observatório do Clima

Contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo, realizando estudos que geram uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil. O projeto procura desenvolver, implementar e disponibilizar (para outros países e regiões) uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil.

AdaptaClima – Plataforma de Conhecimento em Adaptação

Governo Federal, GVces, British Council e IIED

A ferramenta tem a intenção de sistematizar e disponibilizar informações e materiais sobre adaptação à mudança do clima, contribuindo para o acesso ao conhecimento e conectando os atores desta agenda no Brasil.

Believe

Instituto Alana

O Believe é um projeto do Alana Foundation que se identifica como um ativador de narrativas positivas, orientado pela missão de fortalecer causas de impacto socioambiental por meio da articulação de parcerias e co-criação de campanhas. A plataforma conta histórias de pessoas, fatos e soluções de impacto relevante na sociedade e no planeta.

Documentário “Amanhã é Hoje – O Drama de Brasileiros Impactados pelas Mudanças Climáticas”

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace, Instituto Alana e Instituto Socioambiental (ISA).

Dirigido por Thais Lazzeri, o documentário mostra como as mudanças climáticas já são uma realidade que afetam a vida de pessoas em diferentes regiões do Brasil a partir de seis histórias ilustrativas.

Campanha SOLução

Engajamundo

Por meio de uma petição e de treinamentos nas escolas sobre geração de energia, o projeto se propõe a capacitar jovens estudantes para atuarem politicamente para pressionar as escolas e o poder público a investirem em transição energética.

Projeto Indicadores de Belo Monte no monitoramento das condicionantes ambientais da usina hidrelétrica

FGVCes e Câmara Técnica de Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte (CT-5) do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX)

O projeto busca monitorar o cumprimento de um conjunto de condicionantes do licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte (Pará) e avaliar os resultados das políticas públicas e ações que se relacionam com essas medidas e os impactos no desenvolvimento na região que recebe o empreendimento

Programa Mais Ônibus, Menos Diesel

Greenpeace, Idec, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Minha Sampa, Purpose e Rede Nossa São Paulo

O programa é um chamado para organizações de municípios brasileiros criarem campanhas de mobilização para transformarem o transporte público em suas regiões. A iniciativa selecionou campanhas em três cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Campinas e João Pessoa) para serem apoiadas e criarem capacidades para pressionarem os poderes públicos locais a aprovarem uma legislação que garanta combustíveis limpos.

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Trata-se de um movimento multissetorial composto por instituições do agronegócio, organizações da sociedade civil atuantes na área de meio ambiente e clima, representantes do meio acadêmico, associações setoriais e empresas de diversas áreas. A iniciativa promove o diálogo entre esses campos em torno de questões decorrentes das mudanças climáticas, a partir da perspectiva de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa.

Vídeos

https://youtu.be/isNw68Qj1kE https://youtu.be/r7pTIUoasS4 https://youtu.be/_EmfjsVkzH4
https://youtu.be/isNw68Qj1kE
https://youtu.be/r7pTIUoasS4
https://youtu.be/_EmfjsVkzH4

Notícias

Outros temas

Realização

Conheça as organizações que promoveram a realização desse tema no projeto: